O Projeto Praças Vivas tem como objetivo resgatar o senso de comunidade e pertencimento dos moradores e moradoras com relação aos territórios em que estão inseridos, além de fomentar uma agenda cultural regular que afirme a identidade dos territórios por meio de seus talentos e recursos, contribuindo para o apoderamento dos territórios de maneira gradual, fazendo uso das linguagens artística e cultural como estratégia de mobilização.

Além disso, irá: utilizar as oficinas culturais como estratégia para discussão sobre direitos; reconectar os moradores à comunidade e suas redes de apoio e proteção; fomentar uma cultura de cuidado cotidiano com os espaços e bens comuns dentro dos territórios; reapaixonar os moradores e moradoras com a suas histórias e de seus vizinhos, como estratégia de afirmação da identidade, e; engajar os moradores e moradoras com o GT e seus princípios, de maneira que o projeto possa continuar em 2017.

Em 2015, iniciando esse movimento, o projeto realizou algumas ações nos territórios São Remo e Nova Jaguaré, revitalizando-os para o recebimento de atividades culturais como oficinas, festas e saraus, com base nos resultados da consulta publica aberta aos moradores.

Para 2016, são previstas Oficinas Culturais, comuns aos territórios, oferecidas gratuitamente, especialmente moradores locais.

Pólo Nova Jaguaré

Canto da Arte

Oficina
Oficineiro(a)
Dia
Horário
Oficina de dança –aula de hip hop Sábado 14h ás 16h
Trança afro Helen Sábado 16h às 18h
Oficina bate lata Betânia Quarta 9h às 11h
Artesanato Aline Quinta-feira 11h às 13h

Pólo São Remo

Alavanca Cultural

Oficina
Oficineiro(a)
Dia
Horário
Jogos e Brincadeiras Michelli Indefinido Indefinido
Oficina de Cultura Urbana Mano Lyee Quinta-feira 14h às 16h
Oficina de Vídeo e Hip-Hop Nandão Quinta-feira 12h às 14h

As oficinas culturais são resultado do que cada participante do GT entrega como talento e recurso humano, fruto também de um exercício que buscou captar justamente este tema.

Quem compõe.

  • Canto da Arte

  • Composição Urbana

  • Ideologia Fatal

  • Mulheres em Ação

Conheça os outros bairros onde o Viva Bairro! acontece.

Copacabana | Conexão Tabajaras e Cabritos