O projeto Conexão Tabajaras e Cabritos tem como objetivo unir, inspirar e fortalecer saberes e valores locais na comunidade do Tabajaras e Cabritos. Para isso, querem unir mais pessoas à esse propósito, inspirando a nova geração e fortalecendo uma rede local de geração de renda.

Durante o ano de 2015, o projeto contou com ações que estimulassem a melhoria da qualidade de vida dos moradores, por meio da arte,  sustentabilidade e turismo local de base comunitária, tais como: formação de 15 jovens condutores turísticos da comunidade com aulas semanais, criação e manutenção de uma horta comunitária, oficinas de grafite para 11 jovens, ações de manejo e sinalização de duas trilhas na comunidade para estimular o turismo e intenção de alguns participantes em iniciar o processo de criação de uma Associação do Conexão Tabajaras e Cabritos (ONG).

Em 2016, o projeto está dando continuidade as atividades em três eixos:

Sustentabilidade

Incentivo a criação de hortas comunitárias, manutenção das já existentes, criação de murais socioambientais espalhados pela comunidade para divulgação das atividades que estão acontecendo e formação e geração de renda com a fabricação de produtos feitos de óleo de cozinha usado, como repelentes, sabões, etc.

Cultura

Consolidação de um movimento cultural na comunidade do Tabajaras e Cabritos, por meio de rodas culturais com música, poesia, dança, batalhas de rima, etc. e oficinas de arte e grafite

Turismo

Realização de aulas semanais de inglês – com foco em conversação – para os alunos formados no curso de condutor comunitário em 2015, capacitando-os para receber turistas estrangeiros.

Quem compõe.

CEESC Cultura & Cia

Um projeto social, inovador que utiliza o turismo como ferramenta de inclusão desta comunidade no circuito turístico da cidade, gerando renda e oportunidades para os moradores!

Schöpf Papier

A Schöpf Papier recicla papel de forma artesanal para criar produtos de alto impacto visual e sustentáveis. Nossa gama de produtos vai de papel semente e com fibras naturais até envelopes, cadernos e luminárias. Temos como objetivo tornar a empresa em um negócio de impacto social, gerando renda dentro da comunidade Cabritos/Tabajaras.

Khuyaq

Khuyaq tem como objetivo transformar as favelas de Brasil em comunidades sustentáveis do ponto de vista social e meio ambiental. Por meio de uma equipe interdiciplinar e da análise da  Felicidade Interna Bruta (FIB) da comunidade, teremos uma ampla visão das principais necessidades da comunidade, podendo assim agir de forma efetiva nos pontos mais fracos. A transformação acontecerá aplicando diversas técnicas feitas por nossa equipe como: Meditacao, Mudança comportamental de Prochaska, consciência nutricional, assistência social, exercício funcional, lúdico e oriental, junto com atividades ligadas a sustentabilidade e conservação ambiental (aulas de cultivo em hortas, workshops de reciclagem e capacitação profissional, etc.). O projeto Khuyaq foi pensado para que as pessoas sejam mais felizes.

Artitude

Encontro de artistas do grafite carioca com a intenção de levar auto-estima e valores sociais as comunidades da ladeira dos Tabajaras e o morro dos Cabritos.

Expandir Arts

O projeto Expandir Arts  tem como ferramenta social, promover e incentivar a arte urbana de um modo mais  lúdico na comunidade Tabajaras | Cabritos, envolvendo Grafite, Poster Lambe-Lambe, StencilArt e  Sticker art, aguçando a curiosidade das crianças, adolescentes e jovens  para explorar e expressar suas opiniões, emoções e interesses através da arte urbana, contribuir para a autoestima e autoconfiança, transformar a fase de risco em oportunidade de crescimento,  amadurecimento e entendimento dos meios das artes e de suas  vidas.

Conheça os outros bairros onde o Viva Bairro! acontece.

Copacabana | Conexão Tabajaras e Cabritos