O Viva Bairro! é uma plataforma de relacionamento entre setor privado, público e sociedade civil.

Nosso propósito é transformar as pessoas e as relações existentes nos territórios para gerar impacto positivo local e inspirar a construçao de um futuro melhor. Incentivamos e instrumentalizamos um ambiente fértil para a criação de movimentos e arranjos locais onde as pessoas que tenham esse mesmo propósito possam se encontrar para sonhar e cocriar a mudança.

Acreditamos na mudança por meio do resgate do senso de comunidade, onde as pessoas se percebem parte de algo maior e atuam a partir desta visão, onde junto com o seu aprendizado e crescimento, a comunidade toda se desenvolve também.

Nosso sonho,

visão de futuro:

Inspirar.

Queremos ser fonte de inspiração, mudando a maneira como os bairros se vêem e se organizam.

Empoderar.

Queremos ver pessoas empoderadas sendo protagonistas na busca de melhorias, onde cada
um possa aplicar seus talentos para contribuir com o bem do coletivo.

Colaborar.

Queremos que as empresas e o poder público nos enxerguem como um canal de diálogo e colaboração com a comunidade, com interação autêntica para gerar ações de valor compartilhado.

Eixos de ação.

A partir da nossa trajetória e aprendizados junto aos 5 bairros o projeto em 2016 ganhou novo enfoque e forma de atuação, passando a ser dividido em 3 eixos:

http://vivabairro.net/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_settings.svg

Implementação dos projetos

Empoderamento dos grupos locais para se tornarem cada vez mais capacitados e autônomos na gestão dos projetos que vêem desenvolvendo. Para isso, temos facilitadores de campo que cuidam do engajamento com a comunidade e do fortalecimento das redes locais.

http://vivabairro.net/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_notebook_pencil.svg

Formações e capacitações

As formações e capacitações tem como objetivo fortalecer, empoderar e também desenvolver nos participantes novas habilidades e conhecimentos, buscando sempre a autonomia do grupo ao longo do tempo. Foram planejados 3 momentos. São elas:

  • 1º “Dinâmicas de ação e construção colaborativas”
  • 2º “Técnicas para elaboração e gestão de projetos”
  • 3º “Engajamento, mobilização e comunicação”

http://vivabairro.net/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_elaboration_message_happy.svg

Geração de valor compartilhado

O objetivo é construir ações que gerem benefícios positivos a todos os envolvidos, fortalecendo as relações de confiança e estabelecendo uma relação não mais de beneficiários, mas sim parceiros. Esta articulação está acontecendo tanto no nível institucional do Extra, quando diretamente com as cinco lojas. Neste contexto, estamos promovendo a aproximação direta dos grupo de trabalho com as lojas de cada bairro, através de eventos, ações culturais, divulgação de ações e aproximação entre os colaboradores e as ações desenvolvidas pelos GTs

Histórico.

O Viva Bairro nasceu em 2014,  da intenção do Extra de se aproximar mais das comunidades do entorno de suas lojas. Por meio da implementação de ações voltadas à sustentabilidade em cinco bairro pilotos (São Paulo – Jaguaré e Mooca e Rio de Janeiro – Copacabana, Meier e Tijuca), o Extra concretiza seu propósito de “ser um bom vizinho”, alinhada a uma nova forma de se relacionar com o entorno, onde os “beneficiários” são elevados à condição de parceiros, os atores locais (stakeholders) são os protagonistas na tomada de decisão e na implementação das atividades. Para colocar essa vontade em prática, o Extra convidou a Aoka Labs e o Instituto Aromeiazero para  criarem o conceito do projeto e colocar a mão na massa!

Para começar, entendemos quais os sonhos e as demandas dos bairros, ouvir de quem lá mora! Assim, durante o segundo semestre de 2014, foi feito um mapeamento de cada um dos bairros, onde buscamos pessoas e instituições que já desenvolviam trabalhos nestes territórios e tinham interesse em se envolver neste sonho.

Reunímos todos em um laboratório de inovação social (Labs), onde pudemos entender, junto com cada um dos bairros, quais eram as possibilidades de ação que poderíamos desenvolver conjuntamente,  baseado nos sonhos e demandas definidos pelos próprios moradores. Estas ações foram traduzidas em projetos, criados e propostos pelos participantes, que se tornaram o fio condutor das ações que começariam a ser implementadas em 2015.

Este foi o ano de tirar o sonho do papel e fazer ele virar realidade!

Todos os sonhos, organizados em projetos locais, receberam um aporte financeiro para sua implementação. E os participantes dos Labs, com apoio da Aoka e do Aro, se organizam em grupos de trabalho (GTs) para desenvolvimento e implementação desses projetos. Estes GTs foram os responsáveis, durante todo o ano, por desenhar, implementar e gerenciar diretamente todas as atividades desenvolvidas em cada bairro, mantendo os objetivos do projeto: ser um potencializador de ações já existentes e  capaz de empoderar os moradores locais na implementação destas ações.

Os grupos definiam suas próprias agendas e modelo de trabalho, contando com apoio do Aro para a gestão e implementação das atividades e da Aoka para o fortalecimento de redes locais e divulgação do projeto na comunidade.

Neste ano, o projeto foi revisto e adaptado com base nos aprendizados e desafios encontrados ao longo de 2014 e 2015. Para esta nova fase, os três eixos de atuação tem como objetivo apoiar os grupos na estruturação e implementação de suas ações locais, apoiando-os inclusive na captação de recursos adicionais; criação e desenvolvimento de novos canais de comunicação e atuação conjunta com o Extra, através das ações de valor compartilhado; e continuidade das ações desenvolvidas em 2015, fortalecendo o trabalho que já vinha sendo desenvolvidos pelos GTs. O intuito é fortalecer, cada vez mais, um movimento local que gere impacto positivo nos territórios e fortaleça a conexão e a relação entre os diferentes atores locais.

Quem faz o Viva Bairro!?

Conheça quem faz esse movimento acontecer

Conheça